Bolinhas no bumbum?

Talvez vc nunca tenha ouvido falar, mas a queratose pilar são aquelas bolinhas, parecendo espinhas pequenas, que aparecem principalmente nos braços, nas pernas, no bumbum e mais raramente no rosto.
Muitas vezes pode ser confundida com acne ou com foliculite (que são parecidas com espinhas infeccionadas.
Mas, diferentemente da acne a queratose pilar é um problema dos folículos pilosos, ou seja, nos pêlos, e não nas glândulas sebáceas. E tem origem genética, então se os seus pais tiveram o problema a chance de você ter também é alta.
É uma condição de pele benigna, mas que trás logicamente problemas estéticos.
Não é contagiosa, e em algumas pessoas pode curar espontaneamente e outras podem ter o problema por toda a vida. O ressecamento da pele piora o problema que tende ser mais comum no inverno do que no verão. Na maioria das pessoas a queratose pilar vai e volta, de tempos em tempos.
Não se sabe o que exatamente causa a queratose pilar, mais trata-se de uma produção excessiva de queratina na pele. O que leva a essa produção excessiva pode ser uma reação parecida com a alergia, e por isso, as pessoas que tem doenças alérgicas como asma, rinite, etc tem mais chance de apresentar o problema.
A queratose pilar não tem cura. Isso significa que não existe um remédio que possa ser tomado e que vai mandar embora o problema para sempre. Mas não se desespere, há sim tratamento.

Os casos mais leves de queratose pilar podem ser melhorados simplesmente com uma esfoliação leve (leve eim, não é pra tentar tirar as bolinhas à força!), seguido da aplicação de um sabonete para pele seca, e hidratação.
Para os casos mais complicados tem medicamentos que podem ser receitados por médicos.
Na dúvida...procure um médico dermatologista! :)

2 comentários:

  1. E quais cremes sao indicados para hidratar a pele?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quais cremes sao indicados para tratar os sintomas da queratose pilar.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Cadastramos revendedores em todo o Brasil!
Sem consulta ao SPC SERASA!